Tripomastigota
A forma tripomastigota é alongada e levemente achatada. Apresenta cinetoplasto arredondado, localizado na extremidade posterior do corpo do parasito. O flagelo emerge de uma bolsa flagelar e se adere ao longo da extensão do corpo celular do parasito, tornando-se livre na região anterior. As formas tripomastigotas são altamente infectantes, podendo ser encontradas no mamífero (sangue e espaço intercelular) e no inseto (região posterior do tubo digestório).



Amastigota 
A forma amastigota é arredondada, apresentando um flagelo bem reduzido, núcleo relativamente grande, redondo e excêntrico e cinetoplasto em forma de bastão, situado entre o núcleo e o flagelo. Esta forma infectiva é encontrada no interior das células de hospedeiros mamíferos infectados, incluindo o homem, onde se multiplicam. 



Epimastigota 
A forma epimastigota é fusiforme e possui o cinetoplasto em forma de bastão, localizado próximo à bolsa flagelar, de onde emerge o flagelo que adere ao longo da extensão do corpo celular do parasito, tornando-se livre na região anterior. Esta forma não infectiva é mais comumente encontrada no intestino do barbeiro, onde se multiplicam, bem como em cultivos axênicos.


Categories:

2 Responses so far.

Leave a Reply